Levando-se em consideração que seja aplicada no Tocantins a proporção da divisão nacional do fundo eleitoral, a candidatura do PL, de Janad Valcari, terá uma larga vantagem sobre os demais candidatos.

A proporção deve ser repicada no tempo de propaganda eleitoral no rádio e tv, também determinada pelo tamanho das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados.

Somente os partidos que já declararam publicamente apoio a Janad (PL,PP,MDB,PDT, Republicanos e UB) tem direito a cerca de 57% do fundo eleitoral.

O Podemos, de Eduardo Siqueira, tem apenas 4.77% e o PSB de Carlos Amastha 2,98% do fundo. O PSDB, de Junior Geo, tem direito a 2,98% dos recursos oficiais de campanha.

Se somarmos todos os partidos com pré-candidatos ou sem eles e que já declararam não escolher a candidata do PL (e a aliança palaciana), terão algo próximo a 30% do fundo eleitoral.

Outros entretanto ainda que não declararam apoio ainda à chapa palaciana, pode aderir à aliança. Ou seja,a possibilidade de Janad ter mais recursos do que os 57% já garantidos é muito grande.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A busca e apreensão autorizada pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Palmas em investigação sobre gastos com eventos pelo governo pode atingir diretamente os...

A arrecadação de ICMS do Estado já batia até ontem os R$ 309 milhões e 122 mil. Em duas semanas de arrecadação. A acelera&cc...

Dois assuntos que devem marcar esta quinta. Do ponto de vista político, porque de ações de PF não se pode antecipar nada. No primeiro, o anú...