Os aliados de Janad Valcari tratam o blog como seu adversário. E, depois e por causa disso, ele estaria a soldo de sua adversária, Cínthia Ribeiro.
É o típico raciocínio bolsonarista. Já enfrentei coisa pior nestes 47 anos de jornalismo.
Recebo documentos e denúncias contra Janad desde que Janad é Janad. Alguns publiquei quando MPE entrou no jogo. Iniciada a pré-campanha, deixei de lado na gaveta. Não sou juiz, promotor ou advogado. Nem instrumento de campanha eleitoral.
E, também, nunca fui importunado por Janad. Só quando era vereadora chegou uma vez a dizer na Câmara que eu estivesse a serviço da adversária que ela criava: Cinthia Ribeiro. Rebati na hora e me deixou em paz com meu blog que vai para 16 anos.
Siqueira Campos, por exemplo, por várias oportunidades ameaçou empresas a demitir-me de empregos. Na Organização Jaime Câmara e em assessorias. Não conseguiu.
No governo Marcelo Miranda, secretários pressionavam empresários a não anunciar no blog. E estou aqui pagando contas apenas com o exercício de ganhar pão com miolo de cérebro. Não estou em folha de pagamento de político nenhum.
E nem condeno assessores. Apenas escolhi um modo de vida e pronto. Hoje só no blog e no SBT onde faço comentários políticos diários e tenho um programa cultural (Coisa Nossa) aos domingos.
Marcelo Miranda não programou um anúncio sequer de governo no blog. Apesar da legislação. Mandava mídia para tudo que boteco de esquina. E por que? Porque apontava aqui os equívocos diários de seu governo, mais tarde denunciados pela PF.
Apesar de ter sido talvez o único jornalista a defender a legalidade de sua candidatura em 2014 e a ilegalidade em 2010. Ou de apontar a fragilidade de sua prisão preventiva.
Quem mais aí apontou a arbitrariedade do afastamento de Mauro Carlesse? Ou as excentricidades da operação contra Wanderlei? Ou o abuso da Justiça Eleitoral contra Luxemburgo?
Seria o blog, portanto, aliado de todos. Menos de Janad. Uma política com apenas quatro anos de estrada. Só no jornalismo político em Palmas tenho de atividade quase a idade de Janad. Moro no mesmo lugar, não tenho dinheiro no bolso e terra só debaixo da unha. Mas minha riqueza, se me entendem, ninguém toma.
Trato Janad com o respeito da dimensão dela. De igual modo como aponto seus equívocos e os de sua turma que, exceções à parte, é, sim, de baixíssimo nível.
Hoje,por exemplo, quando Jair Bolsonaro convoca bolsonaristas para ato provocativo no 7 de setembro, os aliados de Janad amplificam que as escolas municipais não participarão do desfile porque Cínthia Ribeiro estaria misturando a instituição com as eleições.
Ora,ora. Dizer o que? Aliás, igual provocação os bolsonaristas deixaram de fazer quando o governador Wanderlei não foi ao desfile do aniversário da Capital este ano.
Salve a independência e a liberdade.