Desde 2018 aponto aqui o papel fundamental do senador Eduardo Gomes (PL) na política do Estado. Tivesse disputado o governo no ano passado, o resultado das eleições poderia ser outro.
É, ainda hoje como o era antes, a maior liderança nacional do Estado no Congresso Nacional. Ainda que Jair Bolsonaro (do qual foi líder no Congresso) tenha perdido a eleição e Lula assumido o Palácio do Planalto.
E isto significa musculatura para angariar mais recursos ao Estado como tem feito.Acompanho Gomes antes mesmo de eleger-se vereador.
As transferências e convênios para o Estado estão aí no portal das transparências e na Controladoria Geral da União. E não podem ser refutadas (nem negadas) por teses conspiratórias ou fake-news que, vez ou outra, buscam filtrar o parlamentar.
Sabedor de que político não existe sem as circunstâncias, optou, Eduardo Gomes, no ano passado, pela escolha-Ronaldo Dimas. Sem rupturas com Wanderlei Barbosa que não se pudesse estabelecer pontes entre ambos.
Daí as celebrações do seu aniversário ontem reunirem, em seu redor, um Oceano Atlântico de adversidades como por exemplo: a deputada Janad Valcari (do seu partido, PL) – pré-candidata a prefeita – oferecendo-lhe um café da manhã.
E à tarde, Gomes (cujo irmão é vice-prefeito de Palmas) encontrava-se, pelo mesmo motivo, com a prefeita Cínthia Ribeiro e o deputado Eduardo Mantoan. Numa demonstração de que as escaramuças disseminadas existirem entre André Gomes e o Paço tenham como perímetro tão somente as circunstâncias.
Política é feita de muita simbologia. As demonstrações de carinho pelo aniversário do Senador poderiam, certamente, serem feitas no privado. Os políticos, entretanto, optaram por expandir nas redes sociais as fotos dos encontros. E isto certamente transcende as relações meramente afetivas. Assume cunho político a um ano e meio das eleições municipais.
Muito embora Janad – por ainda estar no PL – se mostre, a priori, como candidata de Eduardo ou até apoiadora do irmão, André Gomes, numa eventual candidatura.
Isto porque de Janad, Cínthia Ribeiro não vai mesmo, independente de circunstância, como aponta o perfil político da prefeita.
A movimentação, assim, indica que o senador Eduardo Gomes estaria mais forte do que nunca e vai influenciar na sucessão da Capital onde já foi vereador.
As circunstâncias políticas no próximo ano o dirão. De bala na agulha não parece ser carente o Senador que tem uma relação até pessoal com Palmas.